Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Cadê A Acessibilidade Para Gordos Maiores??

Me deparei com um artigo da ABESO que se refere à obesidade como uma epidemia que se espalhou globalmente. E este trecho me chamou muito a atenção:

Alguns trabalhos sugerem que a exposição a certos produtos químicos encontrados na indústria pode desempenhar um papel essencial, conduzindo o organismo a produzir e armazenar gordura excedente em seus tecidos. A evidência da relação de causa e efeito em seres humanos ainda é limitada, mas em, animais de laboratório e em placas de petri, foram verificados dados que ligam os produtos químicos ao ganho de peso. Além disso, os efeitos em animais parecem ser transmitidos não apenas aos descendentes imediatos, mas também netos e bisnetos - potencialmente induzindo a obesidade multigeracional"


A sociedade inteira sabe que existem fatores que podem levar uma pessoa a ganhar peso, mas, ainda assim a gordofobia é tolerada e a acessibilidade de parcela significativa da população é negada. E o que mais espanta é que a obesidade é tratada de forma muito simplista, olham pro gordo e falam apenas, temos que fazer ele emagrecer. Mas e o interior do gordo? Ninguém se preocupa co isso, mas o texto de hoje não tem o foco nisso. A questão que quero levantar é a seguinte: se a obesidade é doença c rônica não transmissível e em 2014 o número de brasileiros com sobrepeso já superava 50% porque o estado não garante acessibilidade para essa grande parcela da população? Eu fui operada de câncer em um hospital que realiza cirurgia bariátrica, mas o mesmo não possuía cadeira higiênica para obesos. Eu com meus 130 cm de quadril me deparei com uma cadeira higiênica comum em que não caberia nem se me espremessem e 2 técnicas em enfermagem baixinhas e magrinhas....Eu caí na gargalhada e falei, gente, minha bunda não cabe aí não. Por sorte eu acho que sou um pouco resistente fisicamente para essas coisas e mesmo fraca, 3 dias só no soro, sem beber nem comer nada eu tomei meu banho sozinha e em pé com apenas uma enfermeira próxima de mim, pois estava com 2 drenos. Aí fiquei pensando, gente, se fosse uam paciente mais pesado que eu e que estivesse fraco demais pra ficar em pé? Como um hospital que realiza cirurgia bariátrica não tem cadeira higiênica pra obesos? Se casas de diversão pública aqui no Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 5.829/10, como um hospital que faz redução de estômago não tem cadeira de rodas higiênica?!!! 

A cada ano as coisas aprecem encolher,a roupa 44 de hoje é a 46 de ontem. E mesmo com leis favorecendo portadores de obesidade o preconceito é tolerado








PESQUISA, CONSULTA: Lei 5.829/10, de autoria do deputado Fernando Gusmão (PCdoB), que obriga escolas, cursos e locais de concursos em todo o estado a ter 10% de suas cadeiras adaptadas para estas pessoas - See more at:http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=37506#sthash.XaxMiOuA.dpuf


Sites pra ler e pesquisar:









"Autor da Lei 5.418/09, que obriga unidades médicas emergenciais e laboratórios privados a adquirir balanças, macas, ambulâncias e outros itens adaptados para receber pacientes obesos e obesos mórbidos, o deputado Pedro Fernandes (PMDB) passou por uma situação que o fez pensar em favor dessa causa. “Trabalhar pelas pessoas que necessitam de cuidados especiais traz uma satisfação pesoal muito grande. Passei por uma experiência profissional que me ajudou a perceber a importância de trabalhar pelos obesos mórbidos. Sendo dentista, atendi um obeso sentado no chão, pois ele não cabia na cadeira. No rosto do paciente estava estampada a humilhação”, conta o parlamentar. - See more at: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=37506#sthash.XaxMiOuA.dpuf   












Beijões Queen Size,

Claudia Rocha GorDivah

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Quando o Coração Parte

 


Não há muito o que fazer quando partem teu coração, a não ser ter paciência e viver cada dia carregando essa dor até que ela se torne mais leve. Os dias vão passar, alguns serão melhores outros piores, algumas músicas irão te fazer chorar do nada quando você estiver cantando de boas no meio da canção e tá tudo bem respeitar seu tempo de cura e luto. Será uma montanha russa de pensamentos e sentimentos que vão de ódio, tristeza, rejeição, desalento, euforia por um tempo e o mais importante é deixar fluir e aproveitar esse passeio cheio de adrenalina ocupando a sua mente sempre que possível. 

Desabafar com pessoas não funciona mais para mim há anos, não gosto mais disso, muito menos de pedir conselhos. Acho incômodo e desconfortável essa posição. Fora também que as pessoa sempre vão achar que sabem o que é melhor para você e que conhecem sua dor e que suas limitações podem ser exageradas, então "Não obrigada", vou deixar para a minha Terapia quando eu puder pagar por uma hahahaha.  As pessoas também vão achar que te conhecem muito bem e sinceramente falando, nem eu mesma tenho me reconhecido bem nesse período de pandemia, como outras pessoas poderiam me conhecer melhor do que eu que eu que nem me conheço mais de tanto que estou mudando drasticamente neste período?

Eu tenho um pensamento que pode parecer meio radical para muitas pessoas, mas, acredito no seguinte, para superar um fundo de poço você precisa se deixar ir no fundo dele para encontrar lá no fundinho a mola propulsora que te jogará para cima. Tá na fossa e quer chorar? Então chora minha filha! Chora até a última lágrima cair!




Beijões gordos,

Claudia Rocha

sábado, 15 de março de 2025

Não te seriam difíceis

 :

Sábado, 15/03/2025 📖

LIvro VIGIAI E ORAI, ditado por Irmão José
Psicografada por Carlos A. Baccelli
P. 209

Não te seriam difíceis

Não te seriam difíceis o respeito para com os teus semelhantes; o cumprimento de tuas obrigações; a prática espontânea do bem; o apoio àqueles que peregrinam ao teu lado; o sorriso de esperança aos tristes e oprimidos; a palavra de incentivo às boas obras; a honestidade em tuas atitudes; a fidelidade aos teus compromissos de ordem sentimental; a compreensão das faltas alheias... Todavia, porque preferes viver complicando a existência, na omissão deliberada ao dever e fugindo ao que te exigiria apenas o mínimo de sensatez, com espantosa facilidade te defrontas com as mais complicadas situações de sofrimento na Vida.

Tenha um ótimo dia! 🤗☀️




  

quinta-feira, 6 de março de 2025

Contar as Bençãos

Processo simples de preservar a própria tranquilidade será trazer, junto à memória, um coração reconhecido.


Enquanto na Terra - Plano de experiências renovadoras - são vários os momentos em que o espírito de gratidão é capaz de sofrear-nos quaisquer impulsos à rebeldia.

Determinada enfermidade terá chegado ao teu campo de ação.
Recorda quantos dias terás usufruído relativa saúde física e compreenderás que a paciência se te faz obrigação.

Certo desarranjo em máquina de teu uso haverá surgido, impedindo-lhe o funcionamento.
Pergunta a ti mesmo quantas vezes esse engenho já te serviu pontualmente e saberás restaurá-lo com a serenidade conveniente.

Um companheiro terá saído de teu clima afetivo, ao encontro de lições das quais se considera necessitado.
Conta as bênçãos que recebeste no convívio de semelhante criatura e descobrirás na própria alma a compreensão que te livrará de queixas indébitas, aprendendo a abençoá-la em seus novos caminhos.

Tribulações te apareceram.
Observa o tempo que atravessaste no mundo, sem maiores percalços e disporás da calma precisa para solucionar os problemas transitórios que te ensombrem os dias.

Perdeste talvez um ente amado que se te ausentou da presença para a Grande Mudança, a que todo ser humano está submetido pela força da morte física.
Lembra-te do carinho e da alegria que essa pessoa te proporcionou, no curso da existência e, sem dúvida, chorarás sem blasfêmia e sem desespero, em vista do reconhecimento a que não te podes negar, refletindo no tesouro de amor com que essa afeição te enriqueceu a vida.

Contar as bênçãos de que se dispõe é a melhor medida para que se anote a estreiteza de qualquer provação.

Aprendamos a guardar para com Deus um coração agradecido e em Deus obteremos sempre a paz necessária, a fim de vencermos as mais rudes provas.
Chico Xavier/Emmanuel
📖 Do livro - Urgência




  

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Tolerância Mútua

 Tolerância mútua


Referimo-nos, frequentemente, à necessidade de perdoar aos outros, acomodando-nos à situação de vítimas. 


Entretanto, é raro nos coloquemos na posição das criaturas que precisam da tolerância alheia.


E semelhantes situações nos aparecem vezes e vezes, quase sempre sem que nos apercebamos disso, conscientemente.


Isso acontece:


quando nos distraímos, a ponto de esquecer as próprias obrigações;


quando largamos os encargos que assumimos, sem pensar que sobrecarregamos os ombros alheios;


quando estamos apreensivos ou tensos e arremetemo-nos sobre os que nos cercam quais se fossem culpados de nossas tribulações;


quando aderimos ao boato, prejudicando pessoas ou envenenando acontecimentos;


quando arremessamos as farpas vibratórias da crítica negativa sobre os nossos irmãos, às vezes, até mesmo sem lhes conhecer a intimidade;


quando nos rendemos às tentações do ciúme e do egoísmo;


ou quando estendemos queixas e lamentações, complicando os problemas do próximo.


Observando o assunto em sã consciência, conquanto nos reconheçamos nos domínios do óbvio, convém registrar que não somente necessitamos desculpar os outros, mas também precisamos ser perdoados, porquanto se hoje nos cabe doar o apoio da tolerância, a benefício daqueles que nos compartilham a vida, é possível que amanhã surja para nós a necessidade de receber.

Chico Xavier/Emmanuel

📖 Do livro - Paciência

▶️@chicoxavierr