sexta-feira, 2 de abril de 2021

O Estigma da Peituda

Estigma social é definido enquanto marca ou sinal que designa o seu portador como desqualificado ou menos valorizado, ou segundo a definição de Erving Goffman: “a situação do indivíduo que está inabilitado para aceitação social plena” (GOFFMAN, 2004, P.4). Fonte


Ser peituda é ser julgada o tempo todo simplesmente pelo tamanho dos seus peitos, não importa o local eles sempre chamarão mais atenção sobre você do que gostaria, seja completamente tampados ou parcialmente revelados, sob tecidos opacos ou sensualmente velados em transparências. E quem não os possui geralmente nos aponta o dedo como se sempre os estivéssemos ostentando propositalmente e isso é de um machismo enraizado que me dá preguiça! Desde quando tudo o que eu faço tem que ser para chamar atenção de sexo oposto? E o corpo é meu, se eu quero usar um decote ou não, a decisão é minha! Se eu quero compartilhar uma foto minha que achei bonita e nela estou com um decote e isto te incomoda, problema seu, eu não vou sentir muito por você! Por que o decote alheio te incomoda? O que você tem a ver com a foto que é compartilhada por outras pessoas? Isso atinge sua autoestima? Te incomoda? Que tal analisar isso e cuidar disso antes te atacar os outros hein bonitão/bonitona?


Quando você tem seios grandes ao vestir alguma roupa você precisa ensaiar vários movimentos para ver se em alguns deles seu corpo não será revelado demais, pois seu colo já estará em bastante evidência. é passar sufoco para conseguir um top de academia decente e saber que qualquer top de academia que você vestir vai parecer muito decotado. Fotos que todas as mulheres postam diariamente na academia e ninguém comenta sobre exibição de peitos, quando elas tem peitos pequenos, quando se trata de um busto GG, chove comentário do tipo, olha lá a exibida parece que está no Maternal, vive exibindo os peitos....sinceramente viu, um pouco de empatia cairia bem.

Durante muitos anos eu os escondia e morria de vergonha deles, usava só camisas de malha largas, mas, mesmo no curso de Espanhol eu ouvia algumas piadinhas sobre o tamanho dos meus peitos. Morria de calor, mas, nem camiseta usava, se fosse de alcinha então, nem pensar! As alças do sutiã marcavam a pele e doíam demais, aí quando eu enfim me liberto das neuras e consigo começar a usar roupas um pouco mais abertas tenho que começar a ouvir censuras pois "só mostro peitos nas fotos". Como se fosse possível escondê-los em roupas normais, talvez em trajes de astronauta eu conseguisse ocultá-los, mas adivinha só, não tô na Lua!

Ser julgada como exibida, vulgar por uma característica física é bem desagradável e na realidade não revela falhas sobre o meu caráter e sim sobre aqueles que insistem em me julgar e tecer comentários depreciativos sobre quem eu sou unicamente baseados no tamanho do meu sutiã. Não dá para esconder peitos grandes a não ser que você viva coberta da cabeça aos pés debaixo de uma burka, ou seja o primo It da família Addams. Ao reclamar dos meus seios nas fotos você só faz chamar mais atenção ainda para eles e não o contrário kkkkkk. Bora parar com esse falso moralismo e machismo né, te incomoda não olha, agora não espere que eu viva sufocada, passe calor com camisa abotoada até o pescoço para esconder meus seios pois o volume deles continuará lá, aliás, fechando assim o volume vai parecer até maior, vai chamar mais atenção ainda além de me fazer passar o maior calor! Moro no Rio de Janeiro, não dá para viver abafada aqui não!


O tamanho do meu bojo não é diretamente proporcional ao tamanho da minha paciência, esteja certa disso. Usar um decote não me torna vulgar, minha roupa não é um convite, minhas atitudes não são orientadas para conseguir atenção de homens, eu uso o que eu gosto, o que me faz sentir bem, bonita, confortável e principalmente fresca neste calor de Mordor que faz aqui no Rio de Janeiro. Se você cobiça um busto maior, não ataque quem o tem, compre o seu e vá ser feliz, só não me encha o saco! De machista já basta a sociedade, e hipocrisia e falso puritanismo são coisas muito ultrapassadas minha gente, estamos em 2021, pelo amor né! Peitudas do meu Braseeel, não se escondam, não passem calor por vergonha do julgamento, preconceito alheio, libertem essas peitaças e ostentem meeesmo, botem pra jogo! E quem reclamar que passe raiva à toa mua rá rá.









Beijões gordos,

Claudia Rocha

Um comentário:

  1. Amei esse assunto, Claudia
    Acho que todos não precisam ter vergonha do corpo que tem, eu valorizo muito a mulher peituda, no bom sentido claro.. Parabéns pelo assunto.. amei mesmo 😘

    ResponderExcluir